quarta-feira, março 14, 2012

Austeridade e Justiça Social em Portugal...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos


Nota: João Cardoso Rosas foi meu professor na Universidade Católica. Apoia o PS e é um dos promotores do nóvel "Programa de Ideias para Portugal", uma iniciativa do PS. Nem sempre estou de acordo com o que ele escreve no Diário Económico. Mas hoje estou...

---------------

Por estranho que isso possa parecer a quem está hoje no Governo - que segue ditames externos e uma cartilha liberal, mas não tem qualquer pensamento político próprio - o problema maior para os portugueses não é a austeridade. Aquilo que " dói" verdadeiramente é o sentido de injustiça e a constatação quotidiana de que o poder político não tem a força e o talento - nem a vontade - para repartir equitativamente os sacrifícios entre público e privado, pobres e ricos, capital e trabalho, pequenas e grandes empresas.
O Governo decide isentar alguns dos sacrifícios que impõe a outros, sem ter uma noção clara de que está a erodir desnecessariamente os fundamentos da nossa vida colectiva. Desta forma, o Governo incorre num verdadeiro crime de lesa-pátria.
____
João Cardoso Rosas, Professor universitário

Sem comentários: