Mostrar mensagens com a etiqueta FMI. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FMI. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, abril 05, 2013

O Tribunal Constitucional chumba e Portugal vira Chipre?...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

É um sério risco. Um governo à beira da exaustão...que não consegue cortar na despesa pública sem uma dor insuportável a acompanhar....(sim, ainda não provocou dor de forma massiva...)...E se as medidas que o Tribunal Constitucional vier a cortar tiverem verdadeiro impacto orçamental (na casa dos 1.000 milhões de euros ou superiores) podemos vir a ter em Portugal um segundo pacote de assistência financeira da Troika...e dificilmente nos livraremos das medidas punitivas que vieram a ser impostas a Chipre...

Queremos um Portugal mais livre ou sob uma canga à moda cipriota?

sexta-feira, março 22, 2013

Chipre explicado a criancinhas....ou o fado de Portugal

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Os cipriotas tiveram a sua década dourada. Reflexo de uma nova pujança económica as suas equipas de futebol profissional que passaram a abastecer-se de jogadores e treinadores em países como Portugal...e a chegarem longe nas competições da UEFA (Liga Europa e Liga dos Campeões).

Uma Economia que inchou à conta dos baixos impostos sobre as empresas e sobre os depósitos dos oligarcas russos...

Agora chegou a hora em que os credores internacionais de Chipre não lhe querem emprestar mais dinheiro...o caso português repetido...

E os credores a imporem condições draconianas...sob a forma de um imposto sobre os depósitos bancários...

É caso para dizer que Portugal, enquanto for o menino "bem comportado" para a Troika, vai escapando a este tipo de medidas. Bom e honrado Portugal.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Benedictus...ou o sinal....!

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Não resiste a uma pequena passagem em Latim....

Benedictus Dominus Deus noster qui dedit nobis signum....que é como quem diz, "Bendito Deus nosso que nos deste um sinal"

O sinal foi a emissão de dívida a 5 anos por parte da República Portuguesa....hoje!

sexta-feira, março 02, 2012

Déficite orçamental espanhol manda Europa às urtigas!

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

O compromisso do anterior governo socialista espanhol era para um déficite orçamental de 4,4% este ano e 3% em 2013.
Mas hoje o novo governo, conservador, tomou a DECISÃO UNILATERAL de dizer que o déficite iria ser de 5,8% este ano, visto a Economia ir contrair e com isso afectar a cobrança de impostos. E que mais medidas de austeridade não seriam impostas, para além das previstas: aumento temporários dos impostos e um corte de 22.000.000 euros na despesa estatal.

E pronto, quem os "tem", tem-nos!

E isto vai ser bom para Portugal, pois que um quarto das nossas exportações dirigem-se a Espanha e a recusa em agravar a recessão e a austerida tb é boa para Portugal porque abre a janela de oportunidade que os gregos não tiveram...com a economia a contrair de forma brutal e o desemprego a escalar (já vai em 14,8%), a colecta diminuirá mas as despesas sociais aumentarão.

E mais austeridade....bom, isso já nós sabemos o que vai dar....um caso Grego, pois então!

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

A Madeira vista por Angela Merkel....e não se pode suspender a autonomia?

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos Todos ouvimos o que Angela Merkel disse aos estudantes Erasmus...que conhecia a Madeira...que estava cheia de túneis e auto estradas feitos com dinheiros comunitários...mas que esta aplicação de dinheiros comunitários não tinha aumentado as capacidades produtivas ou concorrenciais da Madeira... E ao mesmo tempo, sinistra coincidência, o governo do pateta regional anuncia a tolerância de ponto para os funcionários do governo regional....e na Madeira são quase 20% da população. Por esta e por outros é que talvez seja pertinente a Assembleia da República suspender durante 3 anos a autonomia regional. Enquanto durar o programa de assistência da Troika...porque o tipo não percebe mais nada para além do populismo mais básico....e com isso vai condenar os madeirenses, em especial, e os portugueses em geral, ao opóbrio do concerto da Nações...

O Carnaval...porque não chega trabalhar...ou o melhor remédio é...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos O homem decretou e está decidido. Mas a decisão, legítima, peca por vários defeitos... Vejamos: 1) O privilégio de regulamentar o dia de Carnaval como dia de tolerância de ponto é do Governo e apenas do Governo. Acontece que nos últimos 35 anos sempre, mas sempre (com excepção de um ano, 1991, em que Cavaco Silva então primeiro ministro tentou fazer o mesmo, isto é, retirar o carácter feriado ao dia de Carnaval) foi um "dia feriado". 2) Em alguns países o costume dita a Lei...no caso português temos como que um direito consuetudinário.... 3) Que o primeiro ministro violou apenas a 15 dias da data...com avultados investimentos feitos por parte de autarquias, empresas e pessoas. 4) Por isso a decisão do primeiro ministrao foi legal mas não foi boa....criou uma má vontade desnecessária numa altura em que a sociedade portuguesa precisa de coesão e de união sem ser contra o governo...o homem foi mal aconselhado... 5) Deveria ter dito aos portugueses que este ano excepcionalmente ainda existiria tolerância de ponto mas que doravante, enquanto durasse o programa de assistência financeira da Troika, não mais haveria. 6) Que a eliminação do Carnaval está na lógica de aumentar os dias de trabalho e na sequência da eliminação de até 4 dias feriados. 7) Ou seja, este ano ainda temos mas sejam comedidos....porque a Troika e os alemães estão a ver... MAS TENDO DECRETADO QUE NÃO SERIA DIA DE TOLERÂNCIA DE PONTO ENTÃO O PRIMEIRO MINISTRO DEVERIA TER CONTRATADO UMA MULTINACIONAL EMPRESA DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA JUNTOS DOS ELEITORADOS DA ALEMANHA, FRANÇA, AÚSTRIA, FINLÂNDIA, PAÍSES BAIXOS, ETC, MOSTRAR QUE OS PORTUGUESES ESTÃO COMPROMETIDOS COM O TRABALHO E QUE ABDICARAM DO CARNAVAL, UMA TRADIÇÃO QUASE QUE ESTABELECIDA. Ou seja, em linguagem corrente, não basta trabalhar no Carnaval, é preciso pregar incessantemente por essa Europa fora e pelas instituições nossas creadoras o quanto comprometidos estamos com a solução para a falência do Estado português.

terça-feira, janeiro 24, 2012

Vamos sair do Euro - parte 4

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos Os gregos têm uma economia mais forte que a portuguesa. São uma das referências mundiais no turismo, na agricultura mediterrânica e nas actividades marítimas - portuárias. Turismo: pátria da civilização ocidental, lugar de filósofos e matemáticos na antiguidade, pátria da democracia. Lugar onde todos os afluentes mundiais e cultos almejam visitar. Hordas de norte americanos, canadianos, europeus de todo o género. Um lugar inspiracional. Ao Parthenon o que contrapõe Portugal? O santuário de Fátima? Agricultura mediterrância: vinho e azeites gregos existem em todo o mundo ocidental. E já repararam na dificuldade de encontrar os mesmos produtos portugueses nos estados unidos? Actividades Marítimas - portuárias: líderes em marinas e acolhimento de embarcações de recreio. Ilhas demandadas por tudo quanto é navegação turística no mediterrânico. Armadores famosos e poderosos. Porto do Pireu, um dos maiores do mundo. Os gregos têm um problema com a colecta de impostos sobre o rendimento e as múltiplas isenções sobre parcelas significativas do mesmo. Mas que ninguém tenha dúvidas: a Economia Grega é mais forte que a Portuguesa. Eles não vão aguentar...apesar de quase 3.000 anos de história...de serem o berço da civilização... E Portugal, porque que crença milagrosa podemos esperar que não vai abandonar o Euro?

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Quando chega o FMI? A partir de dia 24 Jan...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Está por um fio. Lendo o Finantial Times e o Wall Street Journal de ontem percebemos que os nossos credores não acreditam mais...todos mencionaram que a meta do déficite foi atingida com a integração do fundo de pensões da PT...truque que não resultou (para quê fazê-lo? ou alguém acredita que a dita integração se fará sem custos para o contribuinte?)...

O meu prognóstico: o FMI chega a partir do dia 24 de Janeiro...nas horas ou dias imediatamente subsequentes.

"Os fracos chefes tornam fraca a forte gente" (Camões)

sexta-feira, outubro 29, 2010

Não digam mal do FMI...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Afinal desde a democracia que nunca, mesmo nunca, o Estado português conseguiu um equilíbrio orçamental. Que empresa ou família poderiam ter vivido 35 anos em déficite permanente sem ficar à mercê dos credores? E não esquecer que a dívida externa de Portugal (privada e pública) corresponde a 3 anos (!!!) de PIB...

Por isso o FMI já deveria ter vindo. O Estado português estaria a pagar os juros da nova dívida pública de longo prazo a custos de 5% e não 6% como agora. E a gordura do SPA e do Sector Público Empresarial já teria sido cortada há mais tempo. Adiar a resolução do problema só a vai tornar mais onerosa...

Deixem vir o FMI...quanto antes.