quarta-feira, dezembro 24, 2008

O aumento de capital da CGD tem uma explicação simples...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Foi o meu estimado amigo Eugénio Rosa, economista também, deputado independente do PCP, meu ex-aluno, que me chamou a atenção para o óbvio: o aumento de capital da CGD com o fito anunciado de tapar o buraco do BPN.

Ora como é sabido o buraco do BPN vai em cerca de 1.000 milhões (que raio de ideia de Miguel Cadilhe vir pedir um empréstimo do Estado de apenas 650 milhões...afinal nacionalizando sai mais caro...!), o que poderia ser acomodado pelos lucros da Caixa.

Mas acontece que um aumento de capital implicará aumento da dívida pública mas não altera o valor do déficite público...enquanto que uma perda de dividendos teria um impacto sobre o dito déficite...simples...troca-se déficite por aumento da dívida pública..

Lembro-me que o meu colego Rui, enquanto secretário de Estado do Eng. Guterres inventou este truque para os hospitais, com a sua passagem a entidades empresariais públicas! O Estado fez uma dotação inicial de capital, destinada a acomodar os prejuízos dos primeiros dois ou três anos, tirando os seus déficites de exploração da órbita do Orcamento Geral do Estado...!

Sem comentários: