quarta-feira, dezembro 31, 2008

O luxo bebe-se quente!

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos


Artigo nosso sobre o consumo de café, ou de como este passou de uma mera rotina para algo de mais conspícuo!

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/opinion/columnistas/pt/desarrollo/1195661.html

Bom fim de ano!

Paulo Gonçalves Marcos

www.antonuco.blogspot.com

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Single family home prices inflation adjusted

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Os preços das casas unifamiliares, ajustados da inflação, estão agora nos Estados Unidos ao nível do ano 2000. E a taxa de queda dos preços tem vindo a ser crescente, mês após mês nos últimos seis.

E Portugal?

quarta-feira, dezembro 24, 2008

O aumento de capital da CGD tem uma explicação simples...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Foi o meu estimado amigo Eugénio Rosa, economista também, deputado independente do PCP, meu ex-aluno, que me chamou a atenção para o óbvio: o aumento de capital da CGD com o fito anunciado de tapar o buraco do BPN.

Ora como é sabido o buraco do BPN vai em cerca de 1.000 milhões (que raio de ideia de Miguel Cadilhe vir pedir um empréstimo do Estado de apenas 650 milhões...afinal nacionalizando sai mais caro...!), o que poderia ser acomodado pelos lucros da Caixa.

Mas acontece que um aumento de capital implicará aumento da dívida pública mas não altera o valor do déficite público...enquanto que uma perda de dividendos teria um impacto sobre o dito déficite...simples...troca-se déficite por aumento da dívida pública..

Lembro-me que o meu colego Rui, enquanto secretário de Estado do Eng. Guterres inventou este truque para os hospitais, com a sua passagem a entidades empresariais públicas! O Estado fez uma dotação inicial de capital, destinada a acomodar os prejuízos dos primeiros dois ou três anos, tirando os seus déficites de exploração da órbita do Orcamento Geral do Estado...!

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Se os preços das casas continuarem a cair...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Imaginem que os preços das casas em Portugal vão continuar a cair...que depois de terem caído já 5% este ano (até finais de Setembro de 2008) a queda vai continuar ao longo de 2009.

Afinal com uma recessão económica, não necessariamente profunda, de cariz duradouro (3 ou 4 trimestres consecutivos, por exemplo), que entre por meados de 2009 a dentro, teremos um aumento do desemprego.

Ninguém no seu perfeito juízo acredita na taxa oficial de desemprego do governo propaganda PS...esta nas está nas imediações de 7% mas em pouco mais de 10% como o estudo do economista Eugénio Rosa o demonstra. Poderá subir até mais 2 pontos percentuais nos próximos doze meses.

Mas o desemprego, ou a ameaça dele, condiciona os comportamentos de compra (as intenções de aquisição) dos bens duradouros. Mais que o rendimento disponível actual, é a expectativa (o valor esperado futuro) do rendimento futuro que condiciona os consumos actuais. Milton Friedman demonstrou-o há mais de quarenta anos (e esqueça o facto de ele ser o ideólogo da escola de Chicago; antes disso foi o mais notável economista da sua geração e por isso recebeu o Prémio Novel da Economia).

Menos procura (e o facto das taxas euribor estarem a baixar nada adianta, porque as pessoas perceberam quão voláteis estas são...) implicará que os preços vão cair mais...

Imaginem um cenário moderamente razoável, em que os preços das casas caem mais 5 a 10% nos próximos meses. Com o desemprego a aumentar (e com o incrível número de divórcios, outra grande machadada na capacidade dos portugueses honrarem os seus compromissos financeiros).

O valor das casas a cair. Os incumprimentos dos créditos à habitação a aumentarem. O que pensam os leitores que irá acontecer aos bancos médios, operantes em Portugal, que se especializaram historicamente nos mercados do crédito à habitação e à construção?...Alvíssaras a quem nos disser...

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Preço das casas caiu quase 5% em Portugal....

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos


O preço das casas em Portugal recuou 4,8% no terceiro trimestre do ano, quando comparado com igual período do ano passado. Esta é uma das conclusões do estudo elaborado pela Knigh Frank, representada em Portugal pela Worx.

New York state plans soft drinks "obesity tax"

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Move would help close $13.3b deficit.
The potential revenue from the proposed tax is $400m.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

50bM Wall Street´s Fraud...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Um antigo presidente do Nasdax faliu na sexta feira e reconheceu que a sua companhia era uma fraude piramidal (Ponzi scheme). Com apenas 25 clientes directos (bancos, gestoras de fundos,...) os clientes indirectos seriam alguns milhares, espalhados nos Eua, União Europeia e Suiça.

http://www.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/banking_and_finance/article5344059.ece

domingo, dezembro 14, 2008

Os craques antes da partida


http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

51º Grande Prémio do Natal, uma das mais antigas corridas de estrada em Portugal. 10 km com partida logo pela manhã.

Um quarteto que prometia muito ...e cumpriu!

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Meia Maratona: a primeira!

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Ontem corri a minha primeira Meia Maratona. Foram 13 semanas de treinos duros!

www.run4f.blogspot.com

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Insight: a post bubble world

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

The textbooks have little to say about post-bubble economies. That makes the current prognosis all the more problematic. A profusion of asset bubbles has burst around the world – from property and credit to commodities and emerging market equities. That’s an especially rude awakening for a global economy that has become dependent on the very bubbles that are now imploding. It is as if the world has suddenly been turned inside out.

The American consumer is a case in point. Real personal consumption expenditures are on track for rare back-to-back quarterly declines in the second half of 2008, at roughly a 3.5 per cent average annual rate. Since 1950 there have been only four instances when real consumer demand fell for two consecutive quarters. Declines will exceed 3 per cent in both quarters for the first time. Never before has there been such an extraordinary capitulation of the American consumer.

O BCE desceu as taxas directoras em 0,75% mas as taxas euribor...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Em reunião hoje ao final da manhã o Banco Central Europeu baixou as suas taxas directoras em 0,75%, o maior corte alguma vez realizado na sua história.

A magnitude do corte não supreendeu o Antonuco, que já a antecipara várias vezes, ao contrário da maior parte dos analistas que apostam num corte menos agressivo.

Mas atente-se que as taxas Euribor, as mais importantes para as prestações do Crédito Habitação das famílias portuguesas, vão demorar algumas semanas, na melhor hipótese, a acompanharem completamente esta descida de hoje...

quarta-feira, dezembro 03, 2008

O tempo da Permissão e da Sustentabilidade...no DE de hoje

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos


O tempo da permissão e da sustentabilidade

Os detentores das marcas vão ter que se aproximar dos clientes através de patrocínios e de outras acções de marketing em cooperação.

Paulo Gonçalves Marcos

Queremos partilhar com os leitores algumas reflexões sobre os temas da permissão e da sustentabilidade no marketing empresarial, tomando como ponto de partida o dos patrocínios. Estes são apenas uma pequena parte (menos de 10%) do total investido em comunicação. Para crescerem, os múltiplos operadores no mercado dos patrocínios têm que demonstrar o poder de influenciarem o comportamento do simpatizante, do consumidor e do cliente. Se os benefícios tangíveis e intangíveis não forem mensuráveis, a actividade de patrocínios corre o risco de desaparecer no decurso da crise económica que se avizinha.

(continua...ver link para Diário Económico)