“Marketing Inovador – Temas Emergentes” (Universidade Católica Editora, 165 páginas, 19, 50 €) é uma obra onde “tentamos apresentar ideias e conceitos que não sejam apenas uma moda. Isto é que já tenham passado o teste do tempo”, diz Paulo Gonçalves Marcos, um dos autores deste livro, referindo-se às ideias com as quais já apreendemos e que já podem ser aplicadas em economias como a portuguesa. Segundo este autor, licenciado em economia (UCP), mestre em Gestão (UNL) e Doutorando em Ciência Politica (UCP), nesta obra entende-se por “Marketing Inovador” “as formas inovadoras de fazer marketing e não o marketing das invenções.”
Para o outro autor, Bruno Valverde Cota, também professor e Doutorado em Gestão de Empresas (Universidade de Évora), “Eu julgo que havia aqui (aquando do lançamento desta obra) uma oportunidade clara: nós temos vários manuais de marketing – e, temos alguns livros de casos práticos nesta área - e no fundo o nosso desafio foi conseguir integrar aspectos académicos e teóricos do ponto de vista da doutrina do marketing e da gestão com uma componente mais pragmática”
O livro, dividido em duas partes apresenta na primeira conceitos teóricos; na segunda ilustra e retira ilações sobre os mesmos. Entre os casos apresentados, destaque para o marketing das ONG´s, para os casos da Harley Davidson, do filme a “Paixão de Cristo” ou até mesmo do Sporting. “O Sporting, apesar de sermos ambos do Benfica …”, diz brincando Cota, “pareceu-nos um caso interessante pela capacidade que eles tiveram de revitalização da sua gestão e inovação ao nível do marketing” algo que permitiu “trazerem os adeptos novamente para o clube, conseguirem criar várias ofertas e fazerem com que a viabilidade económica do próprio projecto seja hoje grande”. Marcos adianta ainda que o Marketing enquanto instrumento permite compreender melhor as necessidades e “consequentemente permite que empresas e instituições façam a adequação de produtos e serviços a menor custo; ou seja, um contributo para o aumento da produtividade das Economias e das Nações.”. Concluindo: para estes autores “Marketing Inovador” é aquele que permite “ter resultados excelentes com baixos orçamentos mas muito planeamento e inteligência táctica.”
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