terça-feira, novembro 27, 2007

Lançamento livro do Professor Arnaldo Gonçalves

do professor Arnaldo Gonçalves, amigo e especialista em relações internacionais, radicado em Macau há alguns anos e grande dinamizador das relações luso-sino, recebemos este convite que partilhamos com os leitores do Antonuco.

Paulo Gonçalves Marcos


Prezados Amigos

Chega às livrarias a minha última aventura na escrita, desta vez no ensaio político. Chama-se "A Europa à procura do Futuro: da Constituição de Filadélfia ao Tratado de Lisboa". Trata-se de uma viagem às raízes do sonho europeu de uma unidade acrescida, construída à volta de valores como a liberdade, a democracia, os direitos humanos, a tolerância, o pluralismo, o sentido do universal.

Tento-me a pensar que essas raízes nasceram no continente americano quando vagas sucessivas de emigrantes fugiram da Europa, das perseguições religiosas e étnicas e demandaram o Novo Continente à procura da paz, da traquilidade e da esperança que não encontravam nas suas comunidades de origem. O "american dream" é o sonho de uma vida melhor que nós europeus não quisemos (ou podemos) construir na nossa casa de morada. Os princípios que fundaram essa aventura são os valores chãos do humanismo, do iluminismo europeu, da crença na perfectibilidade humana que partilhamos com os americanos.

Porque é que os americanos conseguiram criar a sua polis e instituir-se em federação, ultrapassando as diferenças entre as várias comunidades de colonos e nós há 50 anos tentamos criar uma unidade política que salvaguarde as nossas diferenças e ficamos sempre aquém do que nos propomos? Porquê este sentido de falhanço, de humilhação que temos sempre associado, como uma canga, ao sonho da nossa emancipação como continente e Europa-potência? Seremos capazes de construir algum dia os Estados Unidos da Europa? O que nos falta para isso?

A estas e outras questões sobre o nosso futuro como europeus procuro responder no livro que chega aos escaparates das livrarias e que lanço no dia 11 de Dezembro, pelas 19 horas, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Apresenta-o ANTÓNIO VITORINO, alguém que dispensa quaisquer apresentações. Gostaria muito de contar com a vossa presença. Encontram o convite em anexo.

Vosso, Arnaldo Gonçalves

Sem comentários: