sábado, abril 22, 2006

Abril 2006: a síntese

1) Processo de Bolonha

Para a maior parte das Universdades começa já no próximo ano lectivo. Em regra as licenciaturas terão 3 anos e os "mestrados" dois anos subsequentes. Será que o Estado português vai ter fôlego financeiro para o segundo ciclo? E as Universidades menos cotadas perderão alunos para outras em Portugal e ainda para as estrangeiras... Uma verdadeira revolução em curso.

2) José Sócrates, spin doctor

Cada vez melhor. Anúncios de medidas, geralmente afectando os interesses estabelecidos de um grupo identificável. Coisa que o povo gosta de ver: o ataque aos "poderosos". Mas a filosofia do Estado é desconhecida: que estratégia, que missão, que valores, que funções. Não admira que o déficite das contas públicas tenha sido o maior, em 2005, da última década... Não obstante uma tímida retoma económica e o apertão fiscal... voltem Santana Lopes e Bagão Félix!

3) Benfica ainda a morder os calcanhares do Sporting

Depois dos últimos anos em que o Glorioso sempre ultrapassou o clube regional, será que vamos ter nova vitória ao sprint? Talvez não porque o empate na Reboleira foi um bom resultado...

4) A retoma que não existe

Afadigam-se os spin doctors. Mas ela não está ao virar da esquina... Sócrates vai sair sem glória... vai um aposta a três anos e meio de distância?

5) As OPA´s que não criam bem estar social

A Sonae quer fazer um LBO para depois vender os activos da PT internacional e juntar as redes móveis... consumidores portugueses preparem-se para ter ainda piores preços e serviço...

O BCP falhou na Roménia... vai falhar no BPI... muito falhanço para o novo general da rua augusta... será que vai ter direito a terceiro falhanço ou volta para porta voz político?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não diga disparates. É certo que o BCP falhou na Roménia, simplesmente porque a oferta concorrente foi ligeiramente superior. Contudo, o BCP está a preparar a implementação de raíz de um novo banco na Roménia. Por outro lado, acho piada quando afirma " vai falhar no BPI". E se eu lhe disser que o BCP não vai falhar. Aliás, digo-lhe mais : Está completamente no PAPO. E eu sei do que falo. Aliás o processo da OPA ao BPI, vai ser bem mais fácil do que o da PT. Por favor, uma vez mais não diga disparates.

Boa Tarde.