Lutamos por uma banca saudável e solidária. Lideramos o melhor sistema de saúde em Portugal. Gostamos de coisas boas e com estilo. De produtos e serviços únicos. De pessoas com convicções e de uma boa conversa. De vinhos bons, que não têm que ser caros. Gostamos do ar livre, do mar e do sol. Do design e boa arquitectura. Achamos que a Economia, Política e a Fé (seja lá o que isso for) fazem o mundo girar. Adoramos o Benfica. Amamos os nossos filhos.
quinta-feira, dezembro 22, 2011
Não vamos sair. O Euro não vai acabar...Não?
http://www.linkedin.com/in/paulomarcos
Jantar com gestores, empresários e académicos.
Fala o Governador do Banco de Portugal. Muito boa exposição sobre a crise financeira, a sua cronologia, os dilemas da União que é monetária mas não são suficientemente económica.
Segue-se o período de perguntas e respostas.
Eu vosso escriba questiona:" Na eventualidade de Portugal sair do Euro ou de esta moeda acabar, que plano e que preparação devem os particulares e as empresas portuguesas colocar em prática?".
Resposta: Portugal não vai sair do Euro, este não vai acabar....
Meu comentário: não é isso o que pensam os mercados (Vidé taxas proibitivas que cobram à divida pública portuguesa). Não
é o que pensa uma parte considerável dos pensadores e dos decisores económicos portugueses. E o pior que nos pode acontecer é uma banca rota descontrolada, com uma saída abrupta do Euro....demorámos dez anos a criar o Euro...desde o mecanismo de câmbios dentro de um corredor, culminando com a adopção de facto da moeda física (que tinha sido antecidida pela adopção escritural de facto a um câmbio fixo de pouco mais de 200 escudos por cada euro). Será que vamos ter que sofrer uma saída descontrolada?
É caso para citar George Orwell....
"Ver aquilo que temos diante do nariz requer uma luta constante."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário