terça-feira, junho 22, 2010

Foi-se o maior marketeer literário português...

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

1) Saramago, o nosso maior marketeer literário! Escritor de boa qualidade, mas não soberbo, que ganhou o prémio Nobel da Literatura pela conjunção de vários factores (nenhum deles literário): ser de um país que nunca tinha ganho, comunista, ateu, e com o poderoso lobi pago durante três anos pelo governo português (existem agências cujo trabalho é sensibilizar os membros do comité para os candidatos seus clientes).

2)Infelizmente pagou-nos com o exílio, algumas tiradas despropositadas, um ataque cerrado à Igreja, uma forma de escrita peculiar (e que o tornou notório) e alguns livros muito interessantes (Convento, História do Cerco de Lisboa) e outros inenarráveis (Caverna, ....).

3) Claro que noutros lugares, de que ele gostava, defender uma união com o país vizinho levaria a uma pena de prisão perpétua...

1 comentário:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Uma perda... mas a vida é mesmo assim. E fica o que ele deixou! O Homem, a Obra, a forma de ser e estar, uma estória, a sua. Não lamentemos a perda mas antes, fiquemos felizes pela sua existência e a herança deixada.

Pessoalmente gostava bastante de o ler, sou fã mesmo, embora ache que o "estilo" variava bastante. É dele o livro mais chato que alguma vez li (Viagem a Portugal), no entanto (também nessa obra) algo sempre me prendeu e li-o até ao fim, viajando. Outros encantaram-me e deliciaram-me em cada palavra (História do Cerco da Cidade de Lisboa, Memorial, Todos os Nomes...e tantos outros)

Ana Pereira