Google+ Followers

quinta-feira, outubro 29, 2009

Moody´s baixa outlook da Economia Portuguesa

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

A agência de notação financeira Moody's desceu hoje o seu 'outlook' para a avaliação da dívida pública portuguesa de "estável" para "negativo".

Este corte significa que a Moody's poderá descer a avaliação da dívida nacional nos próximos dezoito meses, o que, a verificar-se, vai aumentar os juros que Portugal terá de pagar pela dívida que emite.

A agência de notação internacional explica o corte das perspectivas portuguesas com o facto do país enfrentar "um declínio lento mas inevitável, onde o crescimento vai permanecer fraco".

"A Moody's alerta que o fraco crescimento global, no seguimento da crise, vai levar a dinâmicas de dívida seriamente adversas para Portugal", adianta a agência em comunicado, citado pela "Reuters".

O documento acrescenta que "o problema parece ser não existir um estímulo que leve o governo a tomar medidas".

Após esta decisão, a diferença entre os juros pagos pelas obrigações nacionais e as alemãs aumentou em dois pontos-base para 57,5 pontos.

A Moody's tem uma notação de 'Aa2' para a República Portuguesa.

Em Setembro, a Fitch Ratings tinha anunciado uma medida semelhante quanto às suas perspectivas para a dívida portuguesa, que também passaram de "neutrais" para "negativas".

Sem comentários: