sexta-feira, setembro 25, 2009

Trocas de Opinião na TSF

http://www.linkedin.com/in/paulomarcos

Compra e venda de contratos com base em previsões de resultados eleitorais é aquilo que se faz no site www.trocasdeopiniao.eu. Alguns estudos demonstram que este é um método mais fiável para prever um resultado eleitoral que uma sondagem.

Enviar por email Link
enviar



*
Reportagem de Nuno Guedes com as declarações de Paulo Marcos sobre o site www.trocasdeopiniao.eu



Com mais de mil inscritos, o site http://www.trocasdeopiniao.eu/ funciona como uma bolsa de valores, uma vez que aí se compram e vendem contratos com base em previsões de resultados eleitorais, sendo, por enquanto, o dinheiro envolvido apenas virtual.

«Os contratos procuram reflectir aquilo que são as crenças e as convicções que cada “jogador” anónimo acredita que vai acontecer», afirmou o investigador Paulo Marcos, responsável pela criação deste site.

A partir de uma ideia gizada nos EUA, onde estudos mostram que este tipo de sites conseguem prever com mais precisão um resultado eleitoral em relação a uma sondagem, Paulo Marcos adiantou que a vantagem deste mercado é «libertar as pessoas de eventuais constrangimentos».

Ainda de acordo com este investigador, este tipo de ideia pretende ainda «interessar as pessoas pelo tema, pô-las a procurar saber mais e expressar de forma livre, ainda que anónima, aquilo que pensam».

De acordo com os últimos estudos, Paulo Marcos adiantou que «dá ideia que o PS está ligeiramente à frente, mas as cotações ainda vão apresentando alguma volatilidade, o que quer dizer que o mercado ainda não tem convicções sólidas, fortes e inabaláveis sobre qual vai ser o desfecho final».

A recente demissão de Fernando Lima agitou este mercado, com um aumento das ordens de compra e venda sobre os resultados eleitorais das legislativas de domingo.

Sem comentários: