segunda-feira, abril 24, 2006

Benetton: uma sucinta análise estratégica

A Benetton, uma bem sucedida empresa de origem italiana. Que tem como objectivo estratégico desenvolver moda numa base industrial. Está inserida no grupo estratégico onde estão igualmente a Zara ou a Steffanel.

Mas aquilo que torna a Benetton especial é a forma como tem levado a cabo a sua estratégia: uma matriz de produtos-mercados bastante extensa, uma forma interessante de integração vertical, um política de diversificação (menos bem conseguida) e uma internacionalização deveras agressiva.

sábado, abril 22, 2006

Abril 2006: a síntese

1) Processo de Bolonha

Para a maior parte das Universdades começa já no próximo ano lectivo. Em regra as licenciaturas terão 3 anos e os "mestrados" dois anos subsequentes. Será que o Estado português vai ter fôlego financeiro para o segundo ciclo? E as Universidades menos cotadas perderão alunos para outras em Portugal e ainda para as estrangeiras... Uma verdadeira revolução em curso.

2) José Sócrates, spin doctor

Cada vez melhor. Anúncios de medidas, geralmente afectando os interesses estabelecidos de um grupo identificável. Coisa que o povo gosta de ver: o ataque aos "poderosos". Mas a filosofia do Estado é desconhecida: que estratégia, que missão, que valores, que funções. Não admira que o déficite das contas públicas tenha sido o maior, em 2005, da última década... Não obstante uma tímida retoma económica e o apertão fiscal... voltem Santana Lopes e Bagão Félix!

3) Benfica ainda a morder os calcanhares do Sporting

Depois dos últimos anos em que o Glorioso sempre ultrapassou o clube regional, será que vamos ter nova vitória ao sprint? Talvez não porque o empate na Reboleira foi um bom resultado...

4) A retoma que não existe

Afadigam-se os spin doctors. Mas ela não está ao virar da esquina... Sócrates vai sair sem glória... vai um aposta a três anos e meio de distância?

5) As OPA´s que não criam bem estar social

A Sonae quer fazer um LBO para depois vender os activos da PT internacional e juntar as redes móveis... consumidores portugueses preparem-se para ter ainda piores preços e serviço...

O BCP falhou na Roménia... vai falhar no BPI... muito falhanço para o novo general da rua augusta... será que vai ter direito a terceiro falhanço ou volta para porta voz político?